Páginas

domingo, 2 de junho de 2013

Iogurte x Bebida Láctea

Bat-gut é iogurte?

Não. Isso pode não ser novidade para algumas pessoas, mas bebida láctea não é o mesmo que iogurte, mesmo possuindo embalagem, cor e sabor muito parecido. A semelhança da embalagem somada com a falta do hábito de observar o rótulo dos alimento antes de adquiri-los pode muitas vezes fazer com que você leve um produto para casa por engano. Vamos esclarecer umas coisas aqui para que da próxima vez você não leve gato por lebre.

Qual a diferença?

Olha, as diferenças são muitas, porém, a principal é que um é adicionado de soro de leite e o outro não.



OBS: Para quem não sabe, o soro de leite é subproduto da fabricação de queijos. A sua utilização na composição de bebidas industrializadas é uma alternativa ao descarte. As bebidas lácteas se dividem em bebidas lácteas fermentadas (que se assemelha ao iogurte) e não-fermentadas (um exemplo é o Nescal de caixinha).

A ideia de que a o iogurte e a bebida láctea fermentadas se diferem pela consistência é erronia, geralmente a bebida é comercializada em garrafinhas e saquinhos plásticos, porém também são vendidas em potes iguais aos usados para iogurtes, dificultando assim a distinção.

Observem na figura abaixo a comparação entre dois produtos da mesma marca e do mesmo sabor, sendo um iogurte e outro bebida láctea fermentada, respectivamente.




Nada contra as bebidas lácteas, claro, elas também fornecem nutrientes e possuem um preço acessível, mas possuem menos concentração de nutrientes do que o iogurte e maior quantidade de espessantes e estabilizantes. 

OBS: Existem muitas variedades de iogurtes, os nutrientes variam de acordo com a composição.

Então, agora você já sabe que a merenda da escola na verdade é bebida láctea.



Wecton Rivas
Tecnólogo em Alimentos